TRATAMENTO DE DOENÇAS METABÓLICAS

Você está aqui:

O que são doenças metabólicas?

Você tem, ou conhece alguém que sofra de pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia? E sabe o que elas têm em comum? Essas doenças são um conjunto que, associadas podem levar ao aumento do risco de problemas cardiovasculares.

As doenças metabólicas, que podem ser chamadas de síndrome metabólica ou síndrome da resistência à insulina, não são propriamente uma doença (por isso é chamado de síndrome metabólica) mas sim um grupo de alterações que, quando presentes em conjunto, aumentam o risco de doenças cardíacas, AVC, diabetes mellitus tipo 2 e várias outras doenças.

Tratamento de doenças metabólicas em Vitória - ES

O tratamento inicial da síndrome metabólica, ou seja, a pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia, envolve modificações no estilo de vida, incluindo dietas e exercícios físicos. Entretanto, muitas vezes, a prática regular de atividades físicas, em harmonia com dieta individual que proponha uma alimentação saudável, podem substituir o uso de medicamentos.

Sendo assim, o nutricionista clinico elabora planos alimentares individuais a partir de um diagnóstico nutricional. Este elabora uma dieta que atenda às necessidades do paciente e investiga o seu estado de saúde, bem como os hábitos alimentares e estilo de vida.

Tratamentos iniciais feitos pelo nutricionista clínico:

1. Dieta

A dieta é elaborada de forma individual para cada pessoa. Quando se fala em pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia, devem evitar alimentos que tenham como fonte nutricional principal os carboidratos, ou seja, refrigerantes, doces, chocolate ou qualquer outro alimento rico em açúcar, e gorduras saturadas, como, frituras, fast-food e carnes gordas. Entretanto, frutas, carnes magras, legumes, verduras e alimentos ricos em fibras devem ter seu lugar reservado na geladeira.

2. Exercícios físicos

O acompanhamento de um nutricionista é importante desde a recomendação do exercício mínimo (30 minutos diários) até os 150 minutos semanais de atividade física moderada, pois avalia se, de fato, a dieta ou exercício físico praticado estão rendendo os resultados necessários esperados. Com o tempo e conforme o paciente vai ganhando condicionamento físico, o nível de atividade física deve aumentar, se tornando cada vez mais prazeroso e natural.

3. Alimentação equilibrada

Além de trazer outros benefícios para o corpo humano, a alimentação saudável ajuda no tratamento de doenças metabólicas. Utilizar sal nas refeições e comer alimentos muito açucarados ou gordurosos, por exemplo, podem prejudicar o conjunto do sistema cardiovascular, segundo o OMS (Organização Mundial da Saúde).

O Ministério da saúde e o OMS recomendam cerca de 5 g de sal por dia para uma pessoa (2.000 mg de sódio). No entanto, uma pesquisa revelou que os brasileiros têm o hábito de consumir cerca de 10 g por dia, ou seja, o dobro do valor recomendado, colocando assim, sua saúde em risco.

Através de avaliações e acompanhamentos, a nutricionista clinica consegue prescrever uma alimentação equilibrada, de forma a ajudar no tratamento das doenças metabólicas.

Quando devo procurar uma nutricionista clínica?

Você, ou alguém que conheça apresenta alguns desses sintomas?

Ganho de peso, cansaço, dores articulares por sobrecarga, alterações menstruais nas mulheres, problemas de colesterol, tonturas, hipertensão, dores de cabeça, mal-estar em geral, tonturas ou zumbidos? Se a resposta é sim e os sintomas voltam com uma certa frequência, é necessário a consulta com um nutricionista clínico para identificar quais os motivos do seu corpo estar reagindo de tal forma. Uma das razões pode ser a desnutrição.

A desnutrição ocorre diante dos problemas de saúde por conta de uma má alimentação. É comum pensarmos em países mais pobres onde existem pessoas desnutridas, entretanto, quando me refiro ao termo desnutrição, não aponto para esses países, e sim para a falta de informação e carência de nutrientes que o corpo precisa. Algumas consequências são as dificuldades em cicatrização e a falência múltipla de órgãos, pois o organismo está em déficit de vitaminas essenciais ou em desequilíbrio de nutrientes para seu bom funcionamento.

Entenda como o nutricionista clínico pode contribuir para a melhora dos resultados nutricionais através da alimentação balanceada e os todos nutrientes necessários que proporcionam uma série de benefícios:

• As feridas são cicatrizadas em menor tempo;
  • Complicações relacionadas a cirurgias, por exemplo, podem ser reduzidas;
  • As taxas de infecções passam a ser menores;
  • Reduz o tempo de internação hospitalar;
  • Eleva a taxa de sobrevivência.

AGENDE UMA AVALIAÇÃO

Nutricionista Esportiva, Clínica e Funcional

Sua saúde nas mãos de uma profissional da área

de nutrição em Vitória – ES